👤 Paulo Rubens ⏱️ Atualizado em Maio de 2020 ✔️


O que é uma VPN?

Uma VPN é um tipo de conexão de rede que vai possibilitar você a se conectar na internet de uma forma extremamente segura. Ela protegerá todos os seus dados que serão transmitidos e recebidos durante essa conexão.





Para que Serve uma VPN

Uma VPN possui uma vasta gama de utilidades, mas basicamente serve para o usuário não ser identificado na internet. Ela ficará responsável por blindar e ocultar todos os seus dados, deixando você protegido de possíveis espionagens de governos, empresas e ciber criminosos que roubam dados e informações.




Principais vantagens de uma VPN



  • Criptografar toda a sua conexão de internet
  • Proteger você de possíveis espionagens
  • Ocultar o real local de sua navegação
  • Camuflar o seu IP ( Protocolo de Internet ) inviabilizando ataques
  • Acessar com segurança conteúdos impossíveis para a sua “conexão normal”
  • Ficar totalmente invisível na internet
  • Ocultar definitivamente o endereço da sua residência
  • Alterar o Local da sua Navegação: Fingir que está em outro País ou Cidade
  • Não deixar Rastros do que você fizer pela Internet





Como Funciona Uma VPN

Uma VPN funciona conectando pessoas, empresas através de um protocolo de internet criptografado em um servidor seguro que retransmite essas informações de maneira codificada na rede mundial de computadores.









O Uso da VPN


O uso da VPN é presença massiva em grande corporações empresariais, organizações governamentais, centrais de jornalismo, instituições financeiras, laboratórios e profissionais liberais etc. Ela também é a escolha daquelas pessoas que necessitam de segurança, sigilo e proteção em suas atividades na internet.




Acesso a Conteúdo Restrito


Uma VPN facilitará o acesso a dados que são censurados para a sua localização atual. Como exemplo, podemos citar: Sites, Blogs , Jornais, Conteúdos que são exibidos somente para determinada região geográfica. Algumas pessoas utilizam uma VPN para desbloquear informações sobre algum assunto e também para transmitir informações de cunho sigiloso.



Censura na Internet


É essencial possuir uma VPN instalada no celular e notebook se for viajar para alguns países, como por exemplo: China, Rússia, Cuba, Coréia do Norte,Tunísia, Arábia Saudita. Estes são somente alguns dos vários exemplos que podemos citar, de países que censuram fortemente a internet. Nesses lugares do mundo, ter uma VPN será a sua salvação. Acredite: Nesses países o monitoramento e a censura a informação é intenso e constante.



Segurança do Usuário


Atualmente existem disponíveis no mercado uma grande quantidade de serviços de VPN, mas poucos realmente são confiáveis e seguros. As empresas que primam pela qualidade técnica dos equipamentos e segurança dos seus clientes, são pagas e disparadamente as melhores.

Elas utilizam criptografia de 256bits, não guardam registros de acessos, possibilitam o tráfego em banda larga entre outros vários requisitos mínimos de segurança. Algumas até permitem que você faça um teste sem compromisso, por um determinado período de 30 dias. Esses programas / aplicativos não são caros, tendo em vista tudo o que oferecem no quesito segurança.








VPN Paga


As melhores e mais confiáveis VPN’s do mercado são pagas. Essa é com certeza, disparada a melhor opção. O pagamento pode ser realizado mensalmente, semestralmente, anualmente ou até mesmo por períodos de 2 ou 3 anos. Optando pelo plano mais extenso, proporcionará obter um desconto significativo.




VPN Grátis


Nos serviços oferecidos gratuitamente, as velocidades são reduzidas ou o tráfego é limitado diariamente. Até ai tudo bem, levando-se em conta que o usuário não está pagando nenhum centavo para utilizar o serviço. Pior mesmo, é quando você baixa e instala um aplicativo VPN de origem duvidosa, no qual você se torna o produto. Portanto, não seja ingenuo ao ponto de acreditar que uma VPN grátis é um excelente negócio e que você é esperto por não pagar pelo serviço.


Não cometa o mesmo erro que o Tatuzinho. Veja abaixo o resultado




Acredite: Não existe almoço grátis!




Principais Serviços de VPN


No mercado, há muitas opções de VPN para você escolher. Abaixo, listamos as principais, melhores e confiáveis VPNs do mundo.






Navegadores com VPN



Opera

É um ótimo navegador, mas como VPN infelizmente não podemos dizer a mesma coisa. O recurso já vem acoplado ao site, é grátis e lento demais. Só recomendamos utiliza-la, quando você não precisar digitar login e senhas. Como navegador, não temos como economizar elogios. Por outro lado, como VPN deixa muito a desejar e certamente você não terá uma experiência positiva.


Tor Browser

É um Browser para quem deseja privacidade ao extremo na internet. Ele não captura e nem armazena o seus dados. O Tor funciona pulando de um servidor para outro rapidamente, trocando de IP e construindo um emaranhado de informações, confundido o site que você está acessando.

Ele é normalmente utilizando por quem navega na Deep Web, ou seja, nas profundezas da internet. Um defeito do Tor é a sua lentidão e também o fato de que em alguns sites como o Facebook, Google, YouTube entre outros geralmente, barram o usuário que esteja utilizando o Tor. Resumindo: para utilizar na internet "normal", ele não é nem um pouco recomendado.




Extensões VPN para o Chrome



Para quem navega na internet utilizando o Google Chrome, pode encontrar disponíveis algumas extensões que podem ser úteis. Abaixo, está listada algumas das principais opções que você tem ao seu dispor, caso tenha instalado no seu computador ou notebook o navegador Google Chrome.


  • VPN Unlimited
  • Hola Free VPN
  • Touch VPN
  • SaferVPN
  • Betternet Unlimited
  • Hotspot Shield VPN
  • Hoxx VPN
  • SetupVPN



Riscos de uma VPN


Apesar de ser um excelente artefato para se proteger no meio virtual, essa ferramenta também é muito utilizada por pessoas mais intencionadas, com exemplo podemos citar os Hackers. Eles sabem de todas as vantagens que uma VPN pode proporcionar e usam isso para cometer crimes e ficarem ocultos.

Além desse grupo, também podemos mencionar algumas empresas fraudulentas que utilizam os dados dos seus usuários. Assim como temos os médicos, policiais, juízes e outros profissionais que trabalham para o bem, também existem aqueles que jogam no time do mal. Da mesma forma, na área das VPN's, não poderia ser diferente. É cada absurdo que já aconteceu e que acontecem até hoje.

E maioria das vezes, esses problemas ocorreram em VPN’s Grátis. Algumas até hoje, coletam dados e vendem a terceiros, o que é um verdadeiro absurdo. Outras VPNs grátis, compartilham o seu IP com os demais usuário da rede que estão online, facilitando e muito o acesso e roubo dos seus dados.




A Necessidade de uma VPN


.... Até hoje as rede públicas de conexão de internet, são vistas com desconfiança pela maioria dos especialistas.

Ao se conectar em uma rede Wi-Fi de um Shopping, Supermercado, Aeroporto ou qualquer local público, você está correndo vários riscos. Nessas redes pública estão presentes várias pessoas conectadas e navegando despreocupadas.

Nesse cenário, facilmente você poderia está sendo espionado ou até mesmo sendo roubado. A grande maioria das pessoas não sabem, mas nesse tipo de situação é muito fácil e comum interceptar, capturar e roubar vários dados.

E ainda tem as agências governamentais vigiando e verificando tudo que as pessoas fazem virtualmente. Esse grupo é conhecido mundialmente como a Aliança dos 5, 9 e 14 Olhos. Essa organização é formada pelas principais nações do planeta terra.

Foi observando essa fragilidade que a VPN foi criada, visando estabelecer uma criptografia nessa transmissão de dados entre dispositivos.




Conexão VPN em Protocolo Criptografada


Uma VPN ( Rede Privada Virtual ) vem do termo em inglês Virtual Private Network e se encontra alicerçada na rede de internet. Isso possibilita o tráfego de dados utilizando protocolos criptografados, trafegando em uma espécie de canalização, entre um determinado dispositivo e um servidor privado mantido por um serviço de VPN.

Uma VPN se estabelece através de uma conexão que se utiliza de uma infraestrutura robusta. Essa base pode ser pública ou privada e permite o tráfego de informações de forma tunelada e codificada. Isso ocasiona a total segurança de todos os dados e informações recebidas e enviadas.



Como deve ser uma VPN 


Os melhores serviços de VPN utilizam protocolos de criptografia avançadas. Eles não registram os acessos e não fazem o armazenamento de dados em seus servidores. Isso proporciona a total confidencialidade dos dados transmitidos de uma ponta a outra.

Tudo isso acaba possibilitando ao usuário navegar com mais segurança em redes não confiáveis, como são aquelas com vários usuários desconhecidos. A tecnologia embarcada na estrutura de uma VPN, deve ser milhares de vezes segura e repleta de dispositivos de segurança e prevenção.




Itens Fundamentais na escolha da VPN:


  • Sem registro de Logs ou atividades
  • Criptografia AES 256 Bits
  • Protocolo Open VPN
  • Botão do Pânico (kill Switch)
  • Largura de banda ilimitada




História e Surgimento da VPN


A formulação do conceito de VPN, surgiu para tornar confiáveis as trocas de informações na rede mundial de computadores. Antigamente as redes de dados possibilitavam conexões tipicamente no modelo arcaico de VPN.

Isso permitia conexões longínquas, através de conexões utilizando um modem dial-up ou mesmo através de linhas contratadas temporariamente para essa finalidade. Apesar disso, essas redes não eram consideradas legítimas VPNs. Elas apenas protegiam alguns dados e não todos, como acontece nos dias atuais.

Com o transcorrer do tempo, isso foi sendo substituído pela conhecidas redes IP e também pela IP Multi Protocol Label Switching ( MPLS). Tudo isso só ocorreu visando reduzir drasticamente os custos operacionais e conseguir uma maior largura de banda na transmissão desses dados.




A VPN na Atualidade


Se você é uma pessoa que preza pela segurança na internet, certamente uma VPN é algo que você deve ter agora mesmo. Instale no seu smatphone, notebook, tablet, desktop ou seja lá qual for o dispositivo que você utilize para acessar a internet.

Recomendamos que você ainda vá mais longe e fale disso com sua família, amigos e colegas de trabalho. Muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios de ter um uma ferramenta de segurança virtual.

Muitos se limitam apenas a ter um antivírus instalado em seus dispositivos, quando na verdade é somente um dos modos de defesa. Para ter um nível extremo de segurança na internet, é de fundamental importância que você use uma VPN.