👤 Paulo Rubens ⏱️ Atualizado em Maio - 2020 ✔️



As alianças internacionais de vigilância trabalham juntas para coletar e compartilhar informações obtidas dos cidadãos de cada país em uma escala mundial. O resultado é um imenso sistema de vigilância global que foi projetado para monitorar, registrar e partilhar as atividades de todas as pessoas ao redor do planeta terra.



Aliança dos 5 Olhos



A aliança dos 5 olhos (Five Eyes) é formada pelos seguintes países:

  1. Estados Unidos
  2. Canadá
  3. Reino Unido
  4. Austrália
  5. Nova Zelândia


Aliança dos 9 Olhos



A existência da aliança dos 9 olhos é na verdade uma extensão da aliança dos 5 olhos, que se juntaram para coletar e compartilhar ainda mais dados de vigilância. Os países que fazem parte da Aliança dos 9 Olhos são:


  • Países membros da Aliança dos 5 olhos +
  • Dinamarca
  • França
  • Holanda
  • Noruega


Aliança dos 14 Olhos



O acordo de vigilância original foi estendido a esses outros países, aumentando ainda mais o alcance da vigilância. Os países que fazem parte do grupo de vigilância denominado de 14 olhos, são:


  • Países de 9 olhos +
  • Alemanha
  • Bélgica
  • Itália
  • Suécia
  • Espanha



Explicando os Cinco Nove e Quatorze Olhos


A medida que a conscientização sobre a vigilância global aumenta, mais pessoas procuram informações sobre as alianças de vigilância dos Cinco Olhos, Nove Olhos e Quatorze Olhos. Este guia é atualizado regularmente com novas informações e fornece tudo o que você precisa saber.

Os termos " 5 Olhos ", " 9 Olhos " e " 14 Olhos " geralmente aparecem com bastante frequência em discussões nos grupos e comunidade que falam sobre privacidade e anonimato na internet, especialmente quando se discute VPNs e outras ferramentas focadas em privacidade online.

Esse termo é utilizado para se referir as alianças internacionais de vigilância que representam vários países ao redor do mundo. Essas alianças trabalham em grupo e com o objetivo de coletar e compartilhar dados em massa. Essa rede espiona pessoas há décadas, com políticas estabelecidas desde a segunda grande guerra mundial.


As agências por trás desses grupos geralmente trabalham com os provedores de serviços de internet  e outras grandes empresas de tecnologia, explorando a infraestrutura essencial para a vigilância de dados. Isso transforma o seu provedor de internet em um adversário implacável e que está espionando você para fornecer tudo que você faz online para essas agências.

E se você pensa que tudo isso faz parte de uma teoria da conspiração ou trata-se apenas de um devaneio criado por um grupo de pessoas, você está redondamente enganado e por fora da realidade. Essas práticas estão bem documentadas nos arquivos oficiais de vigilância do PRISM (programa de vigilância). E como exemplo, podemos citar o mundialmente famoso e infame caso da Sala 641-A da NSA.

A boa notícia é que para a nossa alegria e tranquilidade, existem algumas soluções simples para manter os nossos dados seguros na internet. Nessa postagem explicaremos mais sobre as alianças de vigilância e ainda diremos o porquê é tão importante utilizar ferramentas de privacidade.



Surgimento da Aliança dos 5 Olhos


A história dessa aliança surgiu desde a Segunda Guerra Mundial através do acordo formalizado inicialmente por duas das maiores potências do mundo (Estados Unidos e Reino Unido) e que ficou conhecido pela sigla UKUSA. O acordo foi oficialmente promulgado em 1946 após a guerra mundial e formalizou uma parceria entre os dois países para coletar e compartilhar diversas informações.

A parceria continuou durante toda a Guerra Fria e se fortaleceu ainda mais durante o início do combate ao terror, logo no início dos anos 2000. Em 2013 o Hacker Edward Snowden revelou um novo foco de vigilância da aliança dos 5 olhos, quando expôs as atividades de espionagem do governo dos EUA e de seus aliados.



  • Estados Unidos - O governo dos EUA está implementando métodos de coleta de vigilância em massa e com a ajuda de grandes empresas de telecomunicações e de serviços de internet. Os provedores de serviços de internet receberam autoridade legal para registrar as atividade dos usuários. Obviamente, os provedores de internet coletam dados de seus clientes há muitos anos, muito antes de a lei ser aprovada em 2017.

  • Reino Unido - Desde a aprovação da Lei de poderes de investigação em 2016, os provedores de serviços de internet e telecomunicações registram o histórico de navegação, a duração da conexão e todas as mensagens de texto trocadas entre as pessoas. Os dados são armazenados e estão disponíveis para agências governamentais do Reino Unido e dos seus parceiros.

  • Austrália - A Austrália também implementou leis abrangentes de retenção de dados semelhantes ao Reino Unido.


Ampla autoridade exercida agências dos países membros da Aliança dos 5 olhos, seja através da NSA nos Estados Unidos ou o GCHQ no Reino Unido é muito forte. O fato é que a Aliança dos 5 olhos é o lar das agências de vigilância mais poderosas do mundo.

Os países que compõem a Aliança dos 5 Olhos, possuem uma tremenda autoridade para forçar as empresas a registrar e entregar todos os dados coletados.

Nos Estados Unidos, a Lei Patriota inaugurou um novo nível de poder para a coleta de dados federais, especialmente através do uso de Cartas de Segurança Nacional. Observamos essas mesmas tendências se desenvolvendo no Reino Unido, na Austrália e em outros locais.





A Vigilância Implacável dos 5 Olhos


Embora existam preocupações de privacidade com os países das alianças 9 e 14 olhos, o que se deve fazer ao máximo é evitar é o Five Eyes (EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia). Portanto, quando a segurança dos dados for crítica, simplesmente evite a zona dos 5 olhos.

Algumas pessoas desinformadas, dizem que as preocupações com essas jurisdições de vigilância são exageradas ou equivocadas. Geralmente esse argumento é proveniente dos provedores de VPN e dos seus profissionais de marketing que estão sediadas nos Estados Unidos, Reino Unido ou Canadá. Essa linha de pensamento está mal informada e ignora totalmente a realidade.




Invasão de Privacidade dos 5 Olhos


Existem muitos exemplos que comprovam os riscos associados às empresas na qual ofertam um serviço que é focado na privacidade e que operam nas jurisdições da Aliança dos 5 Olhos. Abaixo, você encontrar apenas alguns casos reais.


Riseup é um serviço de VPN e e-mail com sede em Seattle (Estados Unidos) que foi  forçado a coletar dados dos seus usuários para entregar aos agentes do governo. Além disso, eles foram vedados com uma ordem “tipo uma mordaça” para impedir qualquer divulgação a seus usuários. Eles também não puderam atualizar sequer o seu contrato de uso.

Lavabit, é outro serviço de e-mail com sede nos EUA que se viu forçado a fechar depois que o governo dos EUA exigiu as chaves de criptografia e acesso total aos e-mails dos usuários. Em vez de cumprir essa ordem o proprietário fechou o negócio.

IPVanish é um provedor de VPN sediado nos EUA que foi forçado a fornecer dados dos usuários para uma investigação criminal do FBI. Atualmente, eles afirmam que não registram logs, mesmo assim ainda continuam com sede no País que possui a mais zona de vigilância do planeta terra.

HideMyAss é um provedor de VPN, localizado no Reino Unido e que foi condenado por um tribunal a coletar os dados dos usuários e entregá-lo às autoridades para contribuir em uma investigação criminal. Notícias sobre isso foram publicadas depois do ocorrido.


Esses são apenas alguns casos que foram divulgados publicamente, mas você pode ter certeza de que existem diversos outros exemplos que não conhecemos.






Privacidade Online - Jurisdição das Empresas


A jurisdição é apenas um dos muitos fatores a considerar ao selecionar ferramentas de privacidade confiáveis ​​para as suas necessidades exclusivas. Isso vai depender princialmente do tipo de ameaças e e adversários com os quais você terá que lidar e se proteger.

Para aqueles que buscam níveis mais altos de privacidade e segurança, a jurisdição é realmente importante, especialmente quando você considera o poder crescente dos governos de forçar as empresas a registrar e entregar dados dos usuários.


A reputação também é um fator importante que você deve considerar. Afinal, uma VPN pode operar em uma “boa” jurisdição estrangeira, mas ainda assim, mentir para os clientes e fornecer dados para agências governamentais. É aqui que a confiança é fundamental.

Para fortalecer a confiança dos clientes, empresas focadas na extrema privacidade, estão passando por auditorias independentes e verificações de terceiros. Além das auditorias feitas nas VPN, também observamos essa tendência nos gerenciadores de senhas, antivírus e até nos serviços de e-mail seguros.





Serviços de Privacidade em Boas Jurisdições


O internauta que está atualizado com tudo que acontece no mundo digital, sempre busca pelas melhores e mais seguras ferramentas de privacidade, visando fujir de olhos curiosos e se proteger dos gatunos que andam sorrateiramente pelas vielas da internet.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas das principais e melhores alternativas ( Grátis e Pagas )  para que você possa ter o mínimo de segurança ao navegar na rede mundial de computadores.





E-mail Seguro Fora do Controle dos 5, 9 e 14 Olhos


É importante que você tenha um serviço de e-mail privado e seguro com sede em uma jurisdição que esteja fora da zona dos 5, 7 e 14 olhos. Mas certamente você dirá que já possui uma conta de e-mail. Mas estamos falando de serviços de e-mail de provedores que provavelmente você ainda não conhece.

O Gmail, Hotmail, Outlook, Yahoo, Yandex são os provedores de e-mail mais conhecidos do mundo. Entretanto, eles estão sediados em países no qual há uma forte vigilância online. Entenda que eles não são ruins, mais se você quiser realmente privacidade terá que fazer uso de outros serviços de e-mail e escolher uma das opções que listamos abaixo.






Melhores VPNs Longe dos 5, 9 e 14 Olhos


Os provedores de serviços de Internet estão coletando ativamente dados de agências governamentais em todo o mundo. Eles fazem isso espionando ativamente as conexões e registrando tudo que você faz na internet. Além disso, os anunciantes e outros terceiros rastrearão toda a sua atividade online.

Ter um bom serviço de VPN é crucial para evitar esta lamentável situação. Uma VPN criptografa todo o tráfego e torna as suas atividades online completamente incompreensíveis para o seu ISP e outros terceiros, como também oculta efetivamente o seu real endereço de IP e a sua localização.





Fique Longe dos 5 Olhos


Como já sabemos, quando as autoridades obrigam as empresas a coletar e entregar dados, elas geralmente o fazem e ainda dão a ordem para as empresas ficarem caladas. Isso é feito por meio de um termo oficializado pelo governo e que impede a empresa de divulgar qualquer informação a seus clientes a respeito do ocorrido.

Essas leis basicamente dão ao governo a autoridade para obrigar uma empresa legítima que tenha o foco na privacidade a se tornar uma ferramenta de coleta de dados para organizações estatais, sem nenhum aviso ou notificação prévia. Ignorar a jurisdição de um negócio focado na privacidade é uma tolice e significa não ver todos esses riscos já documentados.


Um dos principais objetivos do nosso blog é pesquisar, testar e recomendar apenas ferramentas de privacidade e segurança que atendam a critérios específicos. Dada a nossa ênfase na segurança e confiança dos dados, a jurisdição é um fator-chave que consideramos de fundamental importância nessas avaliações. Resumindo: evite ao máximo adquirir serviços que trabalham com privacidade e que estão dentro da zona de atuação dos países membros da Aliança dos 5, 9 e 14 olhos.